Aprendizagem rápida para a acção para programas de saneamento e higiene

This resource is also available in English and French.

Há uma evidente lacuna e uma necessidade imperiosa de abordagens e métodos que se realinhem com o novo rigor através da actualidade, da relação custoeficácia, da relevância e da possibilidade de acção. 

Nos últimos anos, o Sanitation Learning Hub, em colaboração com o Governo da Índia, o WSSCCPraxixWaterAid India, tem vindo a desenvolver abordagens de Aprendizagem Rápida para a Acção. Foram ensaiadas múltiplas abordagens, com formatos flexíveis, mas o critério essencial é que a aprendizagem seja atempada, relevante e accionável. 

Estas abordagens de aprendizagem estão em foco na última edição da série Fronteiras do Saneamento. Esta número de Fronteiras explica as vantagens e desvantagens das abordagens ensaiadas e lança um desafio aos que trabalham no sector da água, saneamento e higiene para:  

  1. Reflectir sobre o que é para eles o rigor;
  2. Adoptar e adaptar abordagens que se adaptem ao seu contexto e necessidades;
  3. Desenvolver as suas próprias abordagens; 
  4. Registar as suas experiências e as lições aprendidas; e
  5. Tirar algum tempo para partilhar connosco as suas experiências. (Escreva para o Sanitation Learning Hub através do e-mail SLH@ids.ac.uk)

Para comemorar e para reflectir sobre a publicação, o Santitation Learning Hub reuniu-se com colegas e parceiros da WaterAid Índia e do WSSCC para discutir as lições aprendidas e o futuro da Aprendizagem Rápida para a Acção.